Gerenciamento de Projetos Convencional X Ágil
Era uma vez dois irmãos que decidiram sair da casa de seus pais e construir cada um o seu lar. Os dois dedicaram tempo em uma pesquisa e refletiram como queriam suas casas, considerando a situação financeira e prazo de cada um.
O irmão mais velho estava bastante determinado, lembrou da residência que habitou temporariamente em um intercâmbio a qual considerava ideal para o seu estilo de vida. Registrou até os detalhes para a casa dos seus sonhos e com o apoio de um especialista, planejou todo o trabalho antes de iniciar a construção.
Conforme a casa vinha sendo construída, verificava não apenas se ela estava de acordo com o que desejava, mas também se o trabalho estava sendo realizado da maneira prevista. Quando sugestões de alterações surgiam, ele avaliava meticulosamente todos os impactos na casa dos seus sonhos e evitava mudanças, afinal, havia despendido bastante tempo planejando todos os detalhes e estava convicto do que queria. A casa ficou pronta em tempo e custo esperados e do jeitinho que imaginava, o que o deixou plenamente satisfeito.
O irmão mais novo estava indeciso sobre como seria sua residência, porém gostaria de sair da casa dos pais o mais breve possível. Dessa forma, registrou suas principais necessidades como tamanho e quantidade de cômodos e, com a ajuda de especialistas, planejou e executou a edificação da casa e algumas instalações essenciais para viabilizar a mudança para o novo lar. Morando na casa ainda em construção, realizou alterações em aberturas e até paredes porque inicialmente não tinha certeza do que lhe daria mais conforto. Em seguida, planejou e executou os acabamentos e novamente realizou alterações enquanto experimentava e reconhecia de que modo as acomodações atenderiam seu estilo de vida.
Por fim, planejou e executou o paisagismo, decoração e todo trabalho restante para concluir sua moradia. A casa foi finalizada no tempo e com o custo disponíveis, priorizando as necessidades mais importantes do irmão mais novo, o qual ficou completamente satisfeito com seu novo lar.
Quem é o irmão mais velho e quem é o irmão mais novo?
E nos seus projetos de que forma costuma atuar?
A diretora e consultora da Elo Estratégico, Luciana Marcarini Gomes, conta neste vídeo um case de sucesso da empresa, cujos resultados foram obtidos através da aplicação da Gestão por Processos, Gestão de Projetos e Gestão de TI.
Com o apoio da Elo Estratégico Consultoria, o palestrante Robson Ramos Stumpf falará sobre os desafios da comunicação empresarial nos tempos de inteligências múltiplas. O evento ocorrerá no dia 10/11, às 19h30, no auditório do SEST/SENAT.
No dia 14 de março a Elo Estratégico participou do lançamento do Programa Empreender em Caxias do Sul, que aconteceu na sede da Microempa em parceria com o SEBRAE e a CACB.